Díptico Vaidades de Lã num Wasan Imperfeito/
Diptych Vanities of Wool in an Imperfect Wasan

Porto, dezembro de 2020, para Exposição coletiva JanelaAdentro e Saber Fazer.

A esfera é o corpo sólido do círculo, e Wasan é a expressão estética da matemática japonesa durante o período Edo (1603 – 1867). No início de Wasan, os seus estudiosos abordavam aspetos práticos da matemática relacionando a área e volume. No entanto, continuou a evoluir para um sistema de cálculo e problemas cujas conclusões eram baseadas na beleza das composições. Com um gosto único por questões sobre círculos, cujos estudos demonstram exercícios sobre o número de anéis, espaçamentos, justaposições, e até considerá-los elipses em desenhos que são uma simples expressão de imensa complexidade.

As Vaidades de Lã num Wasan Imperfeito são um exercício visual de cálculo. Num estudo de esferas de lã feltrada, são um cálculo imperfeito, pois derivam de um suporte orgânico, cada bola é quase igual à sua irmã, mas são únicas. O cálculo foi aplicado nos planos X, Y e Z para expandir a tridimensionalidade da esfera para a do espaço. As respostas deste estudo foram eloquentes e surpreendentes pelo equilíbrio da limpeza geométrica com a origem orgânica natural das suas células. Cada uma das composições produz uma sensação de antecipação e profundidade. Encontramos beleza não na coisa em si, mas nos padrões, sombras e luz que uma coisa contra a outra cria.

Técnicas e materiais: Esferas feltradas à mão com lã portuguesa e tirolesa, arame e painel de acrílico.

Porto, December 2020 for the group exhibition JanelaAdentro and Saber Fazer.

Vanities is a return to exploring the simple and dense shapes that felted wool promises. 

The sphere is the solid body of the circle, and Wasan is the aesthetic expression of Japanese mathematics during the Edo period (1603–1867). At the beginning of Wasan, its scholars addressed practical aspects of mathematics related to area and volume. However, it continued to evolve towards a system of calculus and problems whose conclusions were based on the beauty of the compositions. With a unique taste for questions about circles, whose studies demonstrate exercises on the number of rings, spacing, juxtaposition, and even considering them ellipses in drawings that are a simple expression of immense complexity.

The Wool Vanities in an Imperfect Wasan are a visual exercise in a calculation. In a study of felted wool spheres, they are an imperfect calculation as they derive from organic support, each ball is almost the same as its sister, but they are unique. The calculation was applied in the X, Y and Z planes to expand the sphere's three-dimensionality to that of space. The answers of this study were eloquent and a surprise for the balance of geometric cleanliness with the natural organic origin of its cells. Each of the compositions produces a sense of anticipation and depth. Suspense at every turn, we find beauty not in the thing itself but in the patterns, shadows and light that one thing against another makes.

Materials and techniques: Hand-felted balls with Portuguese and Tyrolean wool, wire, and acrylic panel.